quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tire suas dúvidas sobre dieta, academia e tratamentos de beleza


Fique atenta às exigências do seu corpo em cada fase da gravidez

A cada fase da gestação, as exigências do seu corpo mudam. Ficar atenta a elas evita uma série de problemas para você e para o bebê. Por isso, o MinhaVida foi atrás de uma seleção de especialistas que contam o que é indicado fazer a cada trimestre da gestação. São dicas que orientam sua rotina na academia, nos cuidados com a beleza, na manutenção de uma dieta balanceada e até nas visitas ao dentista.
No dermatologista
As mudanças na pele assustam muitas grávidas. Mas não é preciso pânico, porque a maioria delas é passageira. Escurecimento nas axilas e nas virilhas, a formação de uma linha do umbigo até o púbis e a formação de acene são algumas das queixas mais comuns. "Em geral, após o parto, tudo é normalizado sem a necessidade de intervenções médicas", afirma o dermatologista Gilvan Alves, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De qualquer forma, se você sentir algum incômodo mais intenso, veja como agir em cada fase: 

Primeiro trimestre: nenhum produto químico pode ser usado. E mesmo os hidratantes devem ser específicos para gestantes, evitando complicações. Nem mesmo os cremes à base de uréia têm passe livre, porque podem prejudicar a formação do bebê. 

Segundo trimestre: o uso dos cosméticos tradicionais está liberado, um alívio para quem está acostumada a uma linha de produtos e não sente o mesmo efeito com outras marcas. As mulheres que sofrem com a acne também podem buscar um tratamento mais forte, incluindo o uso de antibióticos tópicos (e não comprimidos, capazes de prejudicar os dentes do bebê). "Mas nada de agir por conta própria ou seguindo a receita da vizinha. Qualquer tratamento precisa de orientação médica personalizada", afirma o dermatologista. 

Terceiro trimestre: as restrições valem apenas para aplicações de peeling, laser e preenchimentos (proibidos, aliás, para todos os noves meses). Cremes à base de ácidos podem ser usados desde que seu dermatologista autorize (em geral, a concentração deles é bem menor do que a empregada num peeling, por exemplo). De qualquer forma o ideal é esperar a criança nascer antes de fazer tratamentos mais fortes, porque a alteração hormonal continua influenciando sua pele e seus cabelos na fase de amamentação. 
Grávida com escova de dentes - Foto: Getty Images
No dentista 
Durante a gravidez, a influência dos hormônios deixa a boca mais suscetível a problemas na gengiva. Casos de inflamação, com sangramentos e inchaço, são comuns. "Além disso, a grávida sente muito enjôo e vomita com freqüência. Sem higienização adequada, aumenta a placa bacteriana", afirma o periodontista Gustavo Morizzi, da Clínica Cir, em Brasília. E a própria gengivite pode trazer outros problemas. Para combatê-la, o organismo lança uma série de substâncias no organismo que podem adiantar o trabalho de parto. 

Como as radiografias são proibidas durante a gestação (os raios podem causar alterações genéticas no bebê), os cuidados preventivos são essenciais. A cada três meses, é preciso visitar o dentista para fazer eventuais restaurações e limpeza no dentes. "Mas sem a aplicação de flúor habitual. No caso da grávida, receitamos um enxagüatório manipulado com concentração de 0,05%. Ela deve fazer bochechos com ele, duas vezes ao dia", diz Gustavo Morizzi. 

Clareamentos dentais são proibidos na gestação por causa dos agentes químicos usados (não se sabe se eles podem prejudicar o bebê) e também por causa das restrições na dieta. Os tratamentos de canal também precisam esperar. "No caso de uma emergência, o nervo inflamado é removido e deixamos o dente com um curativo até o nascimento do bebê", afirma o dentista. Dependendo do caso, o curativo precisa ser trocado a cada 15 dias ou no intervalo de quatro meses. 
Grávida levantando peso - Foto: Getty Images
Na academia 
Antes de decidir seu plano de treino quando a gravidez é confirmada, uma pergunta é fundamental: você já praticava exercícios físicos antes gestação? "Mulheres que estão acostumadas ao esporte têm menos restrições", afirma a personal trainer do MinhaVida, Valéria Alvim. A tendência à formação de varizes e as dores nas costas são problemas amenizados com a prática de exercícios, que também agem no controle do peso. 

Primeiro trimestre: é a fase mais arriscada, em que as chances de um aborto espontâneo são maiores. Se você não treinava antes de engravidar, prefira manter o repouso. Já as mulheres habituadas à prática esportiva podem manter a rotina de treino, desde que mais leve. "Para minhas alunas que correm, indico a caminhada. É melhor evitar qualquer atividade de alto impacto", afirma Valéria Alvim. Os treinos de musculação podem continuar, mas sem pegar muito peso ou fazer movimentos que exigem demais do abdômen, como o leg press. Os agachamentos com o peso do corpo estão permitidos, assim como os abdominais. 

Segundo trimestre: a barriga já começa a aparecer e pode atrapalhar a execução de alguns movimentos. Nas aulas próprias para gestantes, os professores dão ênfase a técnicas de respiração e exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, que ajudam na hora do parto. Uma boa dica para esta fase, em que o centro de equilíbrio está mudando, são as pedaladas na ergométrica. "O exercício é leve e não põe em risco a segurança da grávida, que pode tropeçar na rua na fase de adaptação ao crescimento da barriga". Nuca fez musculação? Então espere o bebê nascer para começar. Alongamentos e yoga são boas opções. 

Terceiro trimestre: nesta fase, os exercícios na água são os mais indicados. Isso porque você não sente o peso do corpo e fica com mais disposição para seguir as aulas. "A flutuação deixa o treino mais fácil e alivia as dores na coluna, queixa muito comum neste período da gestação", diz a personal trainer. 
Gestante comendo salada - Foto: Getty Images
Na nutricionista
Primeiro Trimestre: há mudanças no seu paladar. Pode ocorrer diminuição do apetite provocada por aversão a certos alimentos que causam enjoo, náusea e até vômito. Há também mulheres que apresentam aumento do apetite, relatando desejos inusitados. A progesterona causa menor motilidade intestinal, daí as queixas de intestino preso. Isto, no entanto, favorece a absorção de nutrientes, já que os alimentos ficam expostos mais tempo no intestino (onde ocorre a absorção de nutrientes). 
Ganho de peso: é esperado o ganho de 1,6 Kg para mulheres com peso adequado. 
Calorias: a quantidade de calorias na dieta não precisa ser modificada no primeiro semestre. 
Folato: nas primeiras semanas de gestação, há a formação e fechamento do tubo neural do feto (ele se desenvolverá para formar o cérebro e a medula espinhal). O ácido fólico está envolvido na divisão celular e na síntese protéica. Por isso, a suplementação de ácido fólico deve ser feita no início da gestação, prevenindo a má formação do tubo neural. 
Proteínas: a quantidade de proteínas deve ser aumentada nos três trimestres devido ao crescimento do feto. No primeiro trimestre o aumento é de 1,2 g de proteínas por dia. 
Fibras: deve-se dar prioridade aos alimentos ricos em fibras para minimizar a constipação intestinal. Assim, legumes, frutas, verduras, cereais integrais devem ser incorporados à alimentação. É necessária uma boa ingestão de água. 

Segundo Trimestre: a fase de enjoos já passou, agora você tende a ter mais apetite e precisa controlar a dieta para não fugir do peso esperado para esta fase. 
Ganho de peso: deve ser de 400 gramas por semana para mulheres com peso normal antes da gestação. 
Calorias: a quantidade de calorias é aumentada em 300 Kcal por dia para suprir as necessidades maternas.
Ferro: a necessidade de ferro da gestão duplica, fazendo-se necessária a suplementação. O ferro é fundamental para a transferência de moléculas de oxigênio da mãe para o feto. Alimentos ricos em ferro são as carnes vermelhas e as verduras verde-escuras. 
Proteínas: a necessidade diária é de 6,1 g por dia. 

Terceiro trimestre: a prisão de ventre volta a incomodar. Mas, nesta fase, ela acontece devido à pressão do útero sobre o intestino. 
Calorias: continua a quantidade de 300 kcal diária à mais na dieta.
Ganho de peso: assim como no segundo trimestre, o ganho de peso deve ser de 400 gramas por semana, totalizando o ganho de peso de 11,5 kg durante toda a gestação para mulheres com peso normal. 
Cálcio: ocorre intensa deposição de cálcio no esqueleto do feto. As necessidades desse nutriente estão aumentadas em 50%. Alimentos ricos em cálcio são o leite e seus derivados (queijos, iogurtes). 
Gestante fazendo um brinde com suco de laranja - Foto: Getty Images
Passe longe de bebidas alcoólicas e cigarro
Doses elevadas podem prejudicar o transporte de oxigênio através do cordão umbilical para o feto. O álcool tem elevada absorção, alto valor calórico e é um vasodilatador, atravessando facilmente a barreira placentária. Ele tem efeito tóxico para o feto, podendo levar a abortos espontâneos, prejuízo do crescimento, entre outros. Deve-se evitar o consumo freqüente, restringindo à ingestão ocasional.

A gestante que fuma apresenta menor disponibilidade de nutrientes e redução na capacidade de transportar oxigênio. Esses fatores podem trazer prejuízos para o desenvolvimento adequado do feto além de aumentar o risco de mortalidade do feto. 
Gestante comenedo chocolate - Foto: Getty Images
Modere no consumo de alimentos com gordura e cafeína
A produção de bile é diminuída durante a gestão. Portanto, deve-se evitar alimentos muito gordurosos, prevenindo a má digestão. 

A cafeína atravessa a placenta e pode causar alterações na freqüência cardíaca e respiratória do feto. A ingestão abusiva (10 a 14 xícaras pequenas diárias) de cafeína deve ser evitada. O consumo deve ficar restrito a 2 ou 3 xícaras pequenas de café por dia. Além do café, outras bebidas que contém cafeína (chá, refrigerantes, chocolates) devem ser evitados. 
Fonte: mulher.uol.com.br


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cuidados com a saúde das crianças no tempo seco

A baixa umidade do ar traz uma série de desconfortos para as crianças e adultos. 
Veja como amenizá-los

                                 Thinkstockphoto 

O tempo está seco na sua cidade? Saiba que o impacto desse clima atinge a saúde de crianças e adultos. Entre os sintomas estão ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz e, principalmente, doenças respiratórias - o que se agrava ainda mais se a criança é alérgica.
“Atualmente, uma em cada cinco crianças têm algum tipo de alergia, e, quando o tempo fica seco, as alérgicas, que têm rinite ou asma, por exemplo, são as que mais sofrem com os desconfortos respiratórios”, diz o pediatra Cid Pinheiro, do Hospital São Luiz (SP). Tosse, coceira no nariz (em crianças menores pode até ocorrer casos de sangramento nasal), espirros, garganta seca e falta de ar são as manifestações respiratórias mais comuns", diz.

Nas grandes cidades, a situação se complica ainda mais. Isso porque mais partículas de diversos tipos ficam no ar e são inaladas, como os ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materias queimados. 
O que fazer? 
Para evitar ou minimizar esses problemas, é preciso alguns cuidados. Em primeiro lugar, fique atenta com a hidratação das crianças. É fundamental oferecer bastante líquido. Água, sucos, água de coco e chás são boas opções. Mas alguns alimentos são também importantes. De acordo com Milton Mizumoto, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), frutas ricas em líquidos, como melão e melancia, devem fazer parte do cardápio. Laranjas e outras que têm vitamina C são aliadas para reduzir as crises de rinite, mais frequentes com a baixa umidade. Alguns alimentos, no entanto, devem ficar longe do cardápio de filhos e pais, caso das frituras e industrializados. Abuse dos legumes e verduras no preparo da comida das crianças. Se o bebê mama apenas no peito, convém oferecê-lo mais vezes.

Outra dica é colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro para aliviar o desconforto respiratório. Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local. Em casa, a higiene do ambiente com pano úmido no chão e nos móveis é fundamental para eliminar o acúmulo de poeira e evitar crises de alergia. Também é importante manter os ambientes arejados, seja com umidifcadores (em perfeito estado), toalhas molhadas ou baldes de água (longe do alcance das crianças). Evite, ainda, lugares fechados, com aglomeração de pessoas, como shoppings, mercados e cinemas.

pele também merece atenção. Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e verfique com o pediatra do seu filho se é caso de ele usar um creme hidratante. Lembre-se também de que as atividades físicas ao ar livre não devem acontecer entre 10 e 16h, quando o tempo está mais quente e o ar, mais seco.

Quando procurar um médico?

Se a tosse da criança vier acompanhada de febre e falta de ar, é preciso consultar o especialista imediatamente, porque o ressecamento das vias aéreas pode provocar crises de alergia, como asma, por exemplo. O mesmo procedimento deve ser feito caso os olhos da criança permaneçam irritados por mais de três dias, mesmo depois da higienização com o soro.

Se o machucado na pele, causado pela constante coceira, estiver muito vermelho e dolorido, é hora de fazer uma avaliação com o pediatra.


domingo, 12 de agosto de 2012


"PAPAI"

Marco Antonio Struve



Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica

 humilde, quando poderia se exaltar; Que chora à distancia, a fim de não ser observado; Que,

 com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível; Que, na

 ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta; Que quase sempre, é 

chamado de desatualizado; Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um

 futuro melhor; Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho

 e, as vezes, pouco receber, Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou 

relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada; Que, muitas vezes passa noites mal 

dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para 

distribuir energias; Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do 

afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que, vibra, se emociona e se

 orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem geralmente, se agiganta e passa a

 Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a 

oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.





                   FELIZ DIA DOS PAIS!