Vários estudos, ao longo dos anos, demonstram que a capacidade que os bebês têm de aprender é muito maior do que aquilo que se pensava e que, com os estímulos adequados a cada fase, poderemos contribuir para um melhor desenvolvimento do bebê. Estes estudos também demonstraram que os bebês precisam de estímulos para se desenvolverem a todos os níveis: intelectual, motor e social. Ao estimular o seu bebê, além de o ajudar nestes três níveis, está a estabelecer laços afetivos que serão a base emocional que apoiará todo o seu desenvolvimento e o acompanhará toda a sua vida.
O bebê, dias após o seu nascimento, já consegue distinguir a voz humana de outros sons, reconhecer rostos, vozes e até o cheiro dos pais.
O bebê nasce munido de uma série de reflexos, involuntários e não intencionais, que vão desaparecendo ao longo do tempo, sendo substituídos por movimentos voluntários, intencionais e adquiridos, de uma forma consciente, através da aprendizagem. Estes reflexos, com a sua repetição, vão sendo aperfeiçoados ao longo do tempo, tendo o bebê cada vez mais controlo sobre eles.
É importante saber que nos primeiros seis anos de vida de uma criança, o cérebro sofre a maior parte das suas transformações. O bebê nasce com um maior número de neurónios que o que terá numa fase adulta. Os neurónios mais desenvolvidos serão os que ficam no cérebro durante toda a vida enquanto aqueles que não são desenvolvidos ou fracamente desenvolvidos são eliminados. É neste período, que o bebê ou a criança está mais capaz de adquirir aptidões.
Note que até aos 2 anos de idade, será importante estimular a fase senso motora, não sendo adequado, por exemplo, ensinar-lhe letras ou números.
Devemos ter em conta que o estímulo é necessário para o desenvolvimento saudável do bebê mas este deve ser adequado a cada idade e não deve ser forçado. Lembre-se que o afeto que transmite quando estimula o seu bebê, leva a que ele responda melhor a esses mesmos estímulos, e de forma carinhosa e inteligente.
Dicas úteis para os pais aplicarem ao seu bebê, nos dois primeiros meses de vida:
- Converse ou cante para o seu bebê;
- Preste atenção aos sons que o seu bebê faz e olhe-o enquanto ele palra;
- Responda sempre ao seu bebê. Não o ignore;
- Entusiasme-se e incentive todos os esforços que o seu bebê faz para falar;
- Não o force a falar;
- Fale com ele como deve ser, pronunciando as palavras corretamente;
- Mostre-lhe objetos grandes e coloridos.
|
domingo, 27 de maio de 2012
Estimule o seu bebê: Ajude-o a crescer!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário