quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Adaptação na pré-escola: quem sofre mais nesse processo?




Momento repleto de emoções, a entrada para a pré-escola representa um marco equiparável ao desmame. De um lado, predominam pais ansiosos e inseguros; de outro, as crianças curiosas e amedrontadas. Sair do ambiente seguro de sua casa e ainda ter que conquistar novas relações não parece ser uma tarefa fácil para os pequenos. Abrir a primeira porta para o seu filho conquistar o mundo também não. 

Na outra ponta estão as escolas e suas diversas maneiras de trabalhar essa situação. Existe uma linha de educadores que sustenta e idéia de que por mais que o momento de separação seja traumático, depois que os pais viram as costas, as crianças param imediatamente de sofrer e passam o período tranqüilas e confiantes naquele ambiente estranho, cheio de novidades a serem exploradas e amizades a serem conquistadas.

No entanto, a grande maioria dos especialistas no assunto concorda que é muito importante que as particularidades de cada criança e de sua família sejam respeitadas. Não existe uma regra a ser seguida para que tudo caminhe bem durante esta fase e é preciso que pais e educadores fiquem atentos ao processo de adaptação da criança e sua família. Esse período varia muito e cada escola tem uma maneira de tratá-lo.

O curioso é que, em alguns casos, é até mais difícil a adaptação dos pais com a nova rotina das crianças na escola, da qual eles não fazem mais parte. 

A mãe deve ter a plena convicção de que ir para a escola será bom para a criança. Não apenas porque ela poderá trabalhar em paz, mas também porque isto será bom para o desenvolvimento do seu filho em vários aspectos: afetivo, social, físico e cognitivo. A partir desta certeza, fica mais fácil encarar a situação. Muitas crianças têm dificuldade de adaptação, mais por uma ansiedade da mãe do que por qualquer outro motivo.

Outra decisão importante diz respeito à escolha da escola. É importante a tranqüilidade dos pais em relação à escola escolhida, para que a adaptação seja o mais tranqüila possível. Pais seguros, crianças seguras.



Ao ingressar na pré-escola, a criança afasta-se do convívio familiar para entrar em um ambiente desconhecido, com pessoas novas, onde precisa criar novas relações afetivas. Muitas vezes, perguntam-se o porque ir para escola e apresentam medo dos pais não voltarem para buscá-las.





Algumas dicas:

_Existem pré-escolas que propõem um programa de adaptação, que ajuda a criança a enfrentar este momento difícil. Geralmente alguém próximo à criança deve ficar com ela na escola por um certo período. Este tempo deve diminuir até que ela se sinta segura.



_Matricule seu filho no início do ano ou do semestre, assim ele não será o único aluno novo no grupo.


 _Se a criança quiser, deixe-a levar algum objeto de casa que goste. É uma maneira de manter o vínculo com sua casa.


Não fique perguntando à criança se ela quer ir à escola, ela não é capaz de decidir sozinha. Evite colocá-la na escola pela primeira vez num momento de transformações, morte, nascimento de um irmão etc...


 _O período de adaptação varia muito. As crianças mais tímidas e as com menos de três anos, podem precisar de mais tempo do que outras.

Mesmo após uma familiarização da criança na escola, podem ocorrer retrocessos. Algumas vezes surgem comportamentos regressivos, como chupar o dedo ou fazer xixi na cama. Agressividade, choros freqüentes e tristeza também podem ser notados em alguns casos.

É de grande importância que os pais busquem informações o quanto antes para compreender como a criança se comporta na escola. Caso estes comportamentos persistam por muito tempo, é indicado procurar ajuda de um psicólogo.

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