sábado, 25 de fevereiro de 2012

A importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança



É brincando que a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, já que ela experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações e constrói autonomia de ação. O presidente da Associação Brasileira de Brinquedos Educativos (Abine), Altino Ito, afirma que os pais estão mais conscientes da importância dos brinquedos na formação dos pequenos, não só como forma de divertimento, mas também de educação.”Hoje, entre 15% e 20% desse mercado é formado pelos brinquedos educativos”, revela Ito.
Brincando, a criança tem a oportunidade de experimentar o objeto de conhecimento, explorá-lo, descobri-lo, criá-lo. Nos momentos de brincadeira, a criança pode pensar livremente, pode ousar e imaginar. Nesta hora é livre para criar, não tem medo de errar, brinca com a possibilidade, a capacidade de lidar com símbolos torna-se primordial, brincar e imaginar que um pedaço de pano é o que ele quer que seja.
Quando a criança brinca, prepara-se para aprender novos conceitos e novas informações. Por isso, as escolas, hoje, devem ter uma proposta pedagógica que incorpore o lúdico como eixo a ser trabalhado na educação infantil e ensino fundamental, ligado à motivação, à interação social, com características pessoais, e aos contextos nos quais as tarefas escolares se desenvolvem

Nenhum comentário:

Postar um comentário