terça-feira, 21 de fevereiro de 2012



OS SENTIDOS DO BEBÊ



Ouvir, tocar, falar... Os sentidos são essenciais para aproximar mãe e filho e ainda ajudam o pequeno a se adaptar ao mundo fora da barriga

Quando um bebê nasce, sua vida fica um pouco confusa. Nos primeiros meses, ele ainda se sente como parte da mãe. Será a partir do desenvolvimento dos sentidos - o ouvir, o sentir, o olhar, o cheirar e o saborear - que o pequeno formará, pouco a pouco, seu repertório sobre o mundo. A mãe desempenha um papel fundamental nessa história. É por meio da relação com ela que o bebê tem as primeiras oportunidades de desenvolver seus sentidos e de criar um glossário particular sobre a vida fora do útero. E nesse processo silencioso de aprendizado o vínculo entre mãe e filho se fortalece a cada dia.

Quando se fala em estímulo de sentidos, muita gente logo pensa em brinquedos ultra-sofisticados, em CDs com canções criadas para forjar superbebês. Na verdade, é mais simples do que isso. "O importante é que haja uma relação de troca, de interação. É comum eu receber crianças com dificuldade de fala no consultório sem que os pais saibam o motivo. Quando começo a investigar descubro que ela passa a maior parte do dia com a babá, que deixa o bebê na frente da TV por horas seguidas. Embora o aparelho 'fale' o tempo todo, ele não estabelece uma interação", relata Paulo Breinis, neuropediatra do Hospital São Luiz.

Simples assim


É muito importante cultivar relações de troca com seu filho. Falar com o bebê durante as brincadeiras e cantar para ele ao niná-lo são maneiras singelas de aguçar a audição e, ao mesmo tempo, de criar laços fortes entre vocês (quem já tem crianças crescidas sabe o quanto elas gostam de relembrar com a mãe das cantigas que ouviam na hora de dormir). Aproximar-se do rosto do bebê e deixar que ele sinta os contornos da sua face com as mãozinhas é uma maneira gostosa de receber um carinho e de ajudá-lo a perceber, com o tato e com os olhinhos, texturas e formas totalmente novas. Ele vai notar o quanto o seu cabelo é diferente da pele e vai se divertir apertando a ponta do seu nariz. Vai ficar intrigado com o piscar dos seus olhos, o abrir e fechar da sua boca… Imagine quantos minutos valiosos para vocês dois não dá para passar nessa rica exploração facial!

Mais momentos seus


O banho é outro momento que promove uma importante troca entre mãe e filho, ao mesmo tempo em que vários sentidos do pequeno são estimulados: ele sente a água morninha tocando seu corpo, percebe o toque da mãe em sua pele e reconhece o perfume suave do sabonete. Quando sai da banheira, sente frio e chora, mas logo o tecido suave da roupinha aquece seu corpo novamente. Depois vem a hora mais aguardada: a mamada. Novamente, o bebê vive um novo festival de sensações: o calor do corpo da mãe, o som do seu coração batendo, o sabor do leite. De vez em quando ele olha pra cima, fita a mãe nos olhos, larga o peito e dá um sorrisinho de plena satisfação.

Com o passar dos meses, quando novos alimentos são introduzidos na dieta do pequeno, seu repertório de sensações vai crescendo mais e mais. Conhecer uma nova fruta não é importante só do ponto de vista nutricional: é um sabor novo e uma textura nova que entram no universo do pequeno. Quem gosta de fazer pão em casa pode aproveitar ao máximo a experiência: o cheiro invade todos os cômodos, estimulando o olfato. Depois de sovar a massa, você pode pegar um pouquinho dela e brincar de modelagem com o bebê. Ele vai adorar sentir aquela coisa molenga entre os dedinhos e vai até querer experimentá-la!

O importante é curtir cada momento e ter em mente que a cada troca, a cada brincadeira, a cada carinho, vocês estão conhecendo cada vez mais sobre o outro e sobre si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário