sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Brincadeiras que você pode fazer com seu filho

Serra, serra serrador
Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam:- Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Passa anel
Forma-se uma roda de crianças, sentadas, com as mãos juntas, palma com palma.Uma delas pega um anel, coloca-o entre as palmas de suas mãos e sai fingindo distribuir o anel dentro da mão de uma delas e depois pergunta:"Com quem está o anel? "Quem errar paga uma prenda.
Fonte: Brinquedoteca da USPJogo do Contrário
Uma criança é escolhida como líder no grupo.Ela ordena para as demais:"- Andem para a frente" E elas deverão andar para trás, executando as ordens sempre pelo contrário.As crianças que forem errando irão sendo excluídas.A última que ficar será a que irá dar as próximas ordens para que a brincadeira prossiga.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Futebol de botões
Indicado para dois jogadores, é disputado em tablado próprio ou numa superfície lisa. O jogo é semelhante ao futebol de campo, com botões- jogadores ou tampinhas que são impulsionados com a pressão dos dedos sobre um dos botões.
Fonte: Livro - A Arte de Brincar
Violinha
As crianças sentam-se em fila num banco ou numa beira de calçada.Quem representa o "Violinha", fica de fora, e vem se aproximando, aos pulos, fazendo as caretas e palhaçadas mais engraçadas que possa imaginar.Dirige-se a uma das crianças , procurando fazê-la rir, já que ela tem que ficar séria.A primeira criança que rir será o próximo "Violinha".
Fonte: Portal Folclore Brasileiro
Travessia da Floresta
Traçar no chão um retângulo bem grande (a floresta).Dentro ficam três participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade.Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a "floresta", sem serem pegos.Os três jogadores de dentro tentam pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores. Ganha o time de pegadores que ficar com mais participantes.
Fonte: Portal Folclore Brasileiro
Jogo do Amigo
Jogadores espalhados à vontade pela sala, um é escolhido para sair.Os outros escolherão, para figurar no jogo, um objeto qualquer: mesa, caneta, etc.Será chamado o que estiver ausente.- Amigo ou amiga? perguntará ele.- Amiga, dirão os outros (se o objeto for do gênero feminino).Em seguida, irá indagando de um a um:- Como gosta?As respostas irão sendo dadas à vontade, evitando repetição:Oval, comprida, escura, etc.Se, com algumas destas respostas, conseguir adivinhar, escolherá um colega para substituí-lo.Caso contrário, retornará ao primeiro, prosseguindo:- Para que serve?Irão respondendo de acordo com a utilidade do objeto.Se ainda não descobrir, dará nova volta, indagando:- Como quer?Prosseguirá o jogo do mesmo modo.O adivinhador terá direito de citar 3 objetos.Quando descobrir, será substituído pelo que designar. Se não descobrir, pagará uma prenda.
Fonte: Brinquedoteca da USP
Fonte: codac org

Nenhum comentário:

Postar um comentário