quinta-feira, 24 de novembro de 2011

QUANDO TIRAR O BEBÊ DAS FRALDAS?


IR AO BANHEIRO SOZINHO FAZ PARTE DOS PRIMEIROS SINAIS DE LIBERDADE DOS PEQUENOS, MAS CUIDADO, É PRECISO RECONHECER O MOMENTO IDEAL
                                       
Essencial para a higiene, a fralda é um dos itens mais pedidos nos chás de bebês e também gera muitos gastos para os pais. Mas, até quando? Qual a hora certa de abandoná-la e aliviar também o bolso do casal?
 
Pediatras indicam que por volta dos dois anos o pequeno já está preparado para entrar na nova fase: a de ocupar o banheiro. Eis que surge a dúvida, por onde começar? Segundo a pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, Alessandra Cavalcante Fernandes, para que essa passagem aconteça sem causar problemas os pais precisam tomar cuidado para que a retirada precoce não seja mais traumática do que benéfica para o pequeno. 

A especialista explica o funcionamento do organismo do bebê. “A bexiga enche até um ponto definido, então contrai os músculos automaticamente e esvazia. Por isso é importante estar de fraldas. Ela retém a urina a todo momento.”

Conforme a criança cresce, o sistema nervoso amadurece. “Com o tempo, o cérebro começa a receber mensagens enviadas pela bexiga sinalizando o enchimento. Automaticamente envia respostas para o sistema urinário mantê-la cheia até que o pequeno decida que é hora e lugar para ir ao banheiro fazer suas necessidades.”

Começo
A primeira tarefa dos pais para essa “transformação” é conversar com o filho explicando as mudanças que vão acontecer e como ele precisa agir dali para frente. E claro, comprar o novo amiguinho: penico.

Depois de criada a intimidade entre o bebê e o objeto, faça os experimentos. Dra. Alessandra comenta que no início o ideal é tirar as fraldas diurnas. As noturnas devem ser retiradas quando estiverem sempre secas pela manhã. “Deixe a criança com cuecas ou calcinhas durante o dia, sem as fraldas e peça para que avise quando tiver vontade de fazer xixi ou cocô”, aconselha a pediatra.

Ainda assim, ninguém está livre das escapadinhas. Não será surpresa se o pequeno acordar molhado algumas vezes. “Nos primeiros seis meses é normal. Não desistam e não retrocedam no processo de retirada. Pensem um pouco mais antes de dar broncas.” Uma boa dica para evitar imprevistos é diminuir a ingestão de líquidos da criança à noite e acordá-la no meio da madrugada para fazer pipi. 

É normal?
Ansiosos para ver o resultado final, alguns se preocupam com a demora. Mas a especialista esclarece que até por volta dos três anos é normal o uso de fraldas diurnas e as noturnas até os quatro. “Entretanto, consideramos incontinência quando não se tem controle a partir de cinco anos, devendo procurar ajuda médica”, finaliza. 

Atenção
Se o bebê não estiver maduro o suficiente, a insistência só vai trazer frustrações. O ideal é respeitar o ritmo dele e evitar traumas psicológicos que comprometam a relação com o peniquinho. Igualmente relevante é não voltar atrás no aprendizado para não deixar a criança confusa. Por fim, o importante é curtir e acompanhar cada momento do desenvolvimento do pequeno e fazer com que ele sinta-se seguro ao lado da família.

Fonte: Portal Sempre Materna

Nenhum comentário:

Postar um comentário