sábado, 26 de novembro de 2011

Mãe de primeira viagem


Tudo o que você precisa saber para “tirar de letra” essa nova fase.
Para lhe ajudar, preparamos algumas sugestões. Aproveite muito esta fase! Ela é absolutamente especial e não voltará mais. O forte contato com o bebê influenciará em sua relação futura com a criança, mesmo quando ela for adulta!



 - Evite conselhos de pessoas que se dizem “muito entendidas”.
- Mantenha o bebê em local fresco, sem correntes de ar.
- Evite agasalhá-lo muito ou deixá-lo desagasalhado. Use roupas leves nos dias mais quentes, mantendo o quarto arejado. Use você mesmo como parâmetro para vestir a criança. Se estiver calor, roupas mais leves; se estiver frio, preocupe-se mais em agasalhar o bebê. Nada de casacos e mais casacos debaixo de um sol de 40 graus!
- Deixe o bebê no berço, sempre que possível, colocando-o no colo o menos possível, principalmente na hora das mamadas. Caso chore no berço, procure deixá-lo de bruços.
- O bebê chora por vários motivos: fome, calor, frio, cólicas, sede, fraldas molhadas, roupas incômodas, posição desconfortável e, até mesmo, carinho desmedido (“mordidas”, apertões...).
- Sempre que mantiver contato com algo em sua boca, o bebê vai sugar, pois isto é um reflexo normal. Isto não quer dizer que ele esteja com fome!
- Lave sempre as mãos antes de tocar a criança, preparar as mamadas, fazer a limpeza de mamadeiras, bicos e chupetas. Ferva todo o material que for levado à boca do bebê.
- Apesar das últimas orientações acima, procure ao máximo manter o aleitamento materno exclusivo, pelo menos no primeiro semestre, a não ser que o Ginecologista e o Pediatra orientem de forma diferente. Converse sempre com eles!
- Evite um número grande de visitas, principalmente nas primeiras semanas. Deixe o bebê tranqüilo e protegido!
- Evite contato com pessoas portadoras de doenças contagiosas.
Depois de passar alguns dias na maternidade é hora de voltar para casa. Há um misto de alegria e insegurança. Mantenha a calma! As dúvidas são mais comuns do que você imagina. É tudo uma questão de tempo. Logo passa e você “tira de letra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário