sábado, 12 de novembro de 2011

Dia Nacional da Educação_14 de Novembro


Foto de crianças lendo
Dia 14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização. Quer dizer, dia da alfabetização, de alfabetizar, é todo dia, mas este tipo de comemoração ajuda a lembrar da importância do tema e pode marcar novos compromissos pela causa!  Sabemos que o Brasil vem melhorando neste quesito, porém ainda estamos longe do que queremos e esperamos para o nosso futuro.  “Toda criança alfabetizada até os 8 anos” essa é a meta 2 do movimento Todos Pela Educação, e quando dizemos “toda”, queremos dizer 100%, em todo o País.
Neste ano, o movimento realizou uma avaliação para verificar a alfabetização de crianças que concluíram o 3º ano com êxito em todas as capitais do País, a Prova ABC. A Prova foi realizada em parceira com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE, a Fundação Cesgranrio e o Instituto de Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
____________________________________________________________________________
Foto de uma menina carregando livros
 Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Isso mesmo! Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta do professor. Você pode, isso sim, tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras. Em suma, deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador

A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente. "Isso explica o fato de, numa mesma sala de 1º ano, professores se depararem com algumas crianças praticamente alfabetizadas e outras que sequer entendem a função do bilhetinho na porta da geladeira ou que a linguagem escrita se relaciona com a oral, porque viveram experiências muito discrepantes em casa"
____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário